Como investir na Bolsa: 4 passos para começar agora

A Bolsa de Valores é fundamental para o funcionamento dos mercados financeiros. No entanto, muitas pessoas ainda acreditam ser um ambiente complicado e destinado apenas aos ricos. A boa notícia é que é possível investir em ações com pouco dinheiro.

As histórias de pessoas que enriqueceram ao investir em ações são inspiradoras e mostram que, com disciplina e paciência, dá para chegar lá. Neste artigo, você vai descobrir o que é a bolsa, como ela funciona e o passo-a-passo para investir ainda hoje!

O que é a bolsa de valores?

A Bolsa de Valores brasileira, conhecida como B3, é um local de negociação para compra e venda de ações. Ela funciona como um ponto de encontro para empresas e investidores, permitindo que as empresas captem recursos para expansão e os investidores se tornem sócios e participem do crescimento das empresas que investem.

Vale ressaltar que por meio da Bolsa de Valores é possível negociar outros ativos além de ações, como opções, minicontratos, ETFs, fundos imobiliários, e outros. 

Sendo assim, o papel principal da B3 é garantir a segurança e a eficiência das negociações, permitindo que os investidores comprem ativos ou se desfaçam de seus investimentos quando desejarem. Além disso, ela realiza o gerenciamento de riscos das operações e divulga informações relevantes do mercado.

Como funciona a bolsa de valores

A compra e venda de ações pode ser feita durante o horário de funcionamento da Bolsa, que é de segunda à sexta das 10h às 17h, através de um home broker.

O home broker é uma plataforma on-line disponibilizada pela sua corretora, na qual é possível acompanhar as cotações das ações em tempo real.

Imagem de um homebroker
Fonte: idinheiro.

A corretora faz a intermediação entre os investidores e o mercado financeiro. Assim como em um shopping, ela expõe uma série de produtos que podem ser comprados e vendidos. Os investidores olham para o que está disponível e efetuam a compra por meio da conta que têm na corretora. (CTA para lista com corretoras taxa zero).

Cada ação possui um código no home broker, sendo ele composto por 4 letras e um número. Basta selecionar o código da ação que deseja e realizar sua compra.


5 passos para investir na Bolsa:

1. Abra sua conta em uma corretora:

Para ter acesso à bolsa de valores, é preciso abrir conta em uma corretora. Recomendamos escolher uma corretora de confiança e com taxa zero de corretagem. Clique no link e confira uma lista com todas as corretoras taxa zero do Brasil.

2. Identifique seu perfil de investidor:

A corretora irá realizar um teste de perfil de investidor, para medir o quanto de risco você aceita tomar nos seus investimentos. A depender do perfil de investidor, produtos serão recomendados e até vetados de suas opções de investimento.

3. Transfira o dinheiro para a corretora:

Em geral, a transferência é feita via TED ou PIX da sua conta no banco para a sua conta de mesma titularidade da corretora. 

4. Escolha suas ações:

Escolher a primeira ação não é uma tarefa fácil, ainda mais para o investidor iniciante. Demanda um pouco de estudo e análise dos principais indicadores fundamentalistas. Para auxiliar o investidor nessa tarefa, preparamos um artigo com um passo a passo para você escolher a sua primeira ação.

5. Compre suas ações:

Após estudar e escolher as ações que deseja investir, realize uma ordem de compra e seja bem-vindo (a) à Bolsa de Valores!

Vantagens de investir na bolsa de valores

Facilidade:

Por ser 100% online, o investimento na bolsa de valores pode ser feito de casa e com poucos cliques, diferente de um passado pouco distante, em que as ordens de compra e venda eram feitas por meio de ligações.

Rentabilidade:

Com as ações certas e uma boa diversificação, o lucro feito na bolsa pode garantir a liberdade financeira do investidor no longo prazo.

Acessibilidade:

Como já mencionado, é possível investir na bolsa com pouco dinheiro. Várias ações custam menos de 10 reais.

Proventos:

Ao investir em ações, você pode receber dividendos ou juros sobre capital próprio (JCP), que são parte dos lucros das empresas distribuídos aos acionistas. Eles são ideais para quem quer viver de renda. 

Importância da bolsa

A Bolsa de Valores tem um valioso papel na economia, pois ao captar o dinheiro dos investidores, as empresas podem investir em tecnologia, equipamentos, imóveis e outras melhorias. Dessa forma, uma Bolsa de Valores bem desenvolvida é mais atraente para investidores, nacionais e internacionais. 

A credibilidade fiscal do país também é um fator importante na decisão de investimento dos estrangeiros. Além disso, investir na Bolsa de Valores permite que um investidor se torne sócio de várias boas empresas e se beneficie de seus lucros, sem a necessidade de administrá-las.

Conclusão

Se você busca conquistar sua independência financeira, a bolsa de valores é uma alternativa promissora de investimento. Embora a aprendizagem do mercado de ações exija dedicação, é um caminho recompensador.

Investir em ações boas negociadas a um preço barato certamente irá trazer ganhos expressivos, principalmente no longo prazo. Ao mesmo tempo, você precisa suportar as turbulências que surgirão no caminho. 

Uma correta análise de investimentos pode reduzir as chances de erro, mas os riscos sempre existem. Porém, é possível minimizá-los através da diversificação, ou seja, investindo em ações de várias empresas diferentes ao invés de apenas uma.

Compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *