Visão Geral: o que são os destaques e o que significam?

Esse post faz parte de uma série de artigos feitos para te ajudar a entender cada funcionalidade do Drops e como extrair o melhor das informações que disponibilizamos. A sequência completa você consegue acessar através do link: Guias e Tutoriais | Drops (dropsdabolsa.com.br)

Hoje, te apresentamos os Destaques Positivos e os Destaques Negativos.

Os destaques estão disponíveis na aba Visão Geral do perfil da companhia. Eles são compostos por pequenas frases e separados em positivos e negativos.

Para que você consiga entender certinho o que eles estão te falando, vamos usar uma analogia.

Posições no futebol

No futebol, cada jogador desempenha um papel único em sua função, desde o goleiro até o atacante, cada um contribuí com suas características e habilidades específicas para o sucesso do time.

De maneira similar, a bolsa de valores reúne empresas de vários setores da economia, cada uma trazendo suas próprias características e desempenhando diferentes funções na economia.

Isso é conhecido como setorização da economia.

No futebol, é comum que entre jogadores de mesma posição possuam diferentes qualidades. Entre os atacantes que formam um time, um será o mais veloz, outro será o mais forte, outro terá maior precisão nos passes e outro ainda chutará melhor.

Na bolsa de valores funciona da mesma forma. Empresas de um mesmo setor terão particularidades, forças e fraquezas quando comparadas com companhias de mesma categoria. E são essas forças e fraquezas que nós chamamos de Destaques.

O que são Destaques?

De forma direta, os “Destaques” são o que faz essa empresa se sobressair em comparação aos seus pares de setor.

Eles podem ser tanto positivos quanto negativos, ou seja, uma empresa pode se destacar por estar realizando um trabalho muito bom em certas áreas, ou, pelo contrário, por estar enfrentando desafios que a colocam em desvantagem em relação às outras companhias que oferecem produtos ou serviços semelhantes.

Para encontrar os Destaques das companhias, analisamos:

Os modelos de negócios das empresas, suas operações, estratégia de mercado, tamanho, relatórios financeiros e indicadores fundamentalistas e os comparamos com empresas do mesmo setor da economia.

Dessa forma, conseguimos encontrar quais são as melhores e piores em determinados atributos, quais são muito boas ou muito ruins em outros atributos e quais possuem qualidades que apenas ficam na média ou perto dela.

Classificação dos Destaques

Existe um detalhe muito importante quando vamos olhar para os destaques: as frases não estão ordenadas de forma aleatória. Na verdade, existe toda uma organização e hierarquia por trás.

Para entender essa hierarquia, temos que pensar em uma pirâmide dividida em três níveis.

No topo, ficam os destaques mais amplos e impactantes. Abaixo, os mais detalhados. Na base, os de menor relevância.

Topo

Nele você encontra as “categorias”, elas representam os aspectos mais importantes e abrangentes ao avaliar a qualidade de uma empresa. Elas são aquelas categorias lá das notas do Drops, ou seja, Saúde Financeira, Eficiência, Crescimento e Preço.

Assim, a empresa que for a melhor, a pior, estiver muito acima ou muito abaixo da média será destacada. Pelo fato de as categorias terem maior significância na análise, são mais importantes a se levar em consideração;

Meio

Logo abaixo, temos as “Subcategorias”, que detalham os elementos que compõem as Categorias. Elas são válidas apenas para as categorias Eficiência (Retornos e Margens) e Saúde Financeira (Geração de Caixa e Liquidez). Por serem apenas 4 subcategorias, raramente aparecerão na aba Destaques, mas possuem uma importante relevância;

Base

Por fim, estão os indicadores eles aparecem com maior frequência nos destaques. Tratam-se de métricas e números que fundamentam as Categorias e Subcategorias.

Tendo em vista que analisamos muitos indicadores para qualificar as empresas, é comum que a companhia analisada tenha ao menos um indicador a ser destacado, seja de maneira positiva ou negativa. O peso dessas métricas é um pouco menor do que das camadas acima.

Vamos olhar esse exemplo.

Esses destaques foram retirados da página de Sanepar (SAPR4). Como podemos ver a empresa possui 4 destaques positivos, sendo dois de topo e dois de base. Os de topo são os mais importantes de você levar em consideração na sua análise e os de base possuem um peso muito menor.

O fato da companhia ter a melhor eficiência e o melhor preço da ação são importantes indicativos de que ela é ou pode ser uma das melhores do seu setor. Na seção a seguir, vamos explicar isso com mais detalhes.

Como devo interpretar?

Para interpretar os Destaques, é necessário entender não apenas o significado de cada destaque, mas também a importância relativa entre os destaques positivos e negativos, assim como a hierarquia descrita acima que existe entre eles.

Priorizando Destaques positivos sobre negativos

O primeiro princípio fundamental na avaliação dos Destaques é reconhecer que os aspectos positivos superam os negativos, ou seja, é melhor escolher empresas com mais pontos a favor do que contra.

Assim, uma empresa com Destaques predominantemente positivos tende a estar em uma posição mais forte e resiliente do que uma companhia que possui destaques predominantemente negativos.

Essa comparação fica ainda mais otimizada quando analisadas empresas de mesmo setor.

Quantidade não quer dizer qualidade

Não é apenas a quantidade de linhas de Destaques positivos que determina a qualidade de uma empresa, mas a relevância desses Destaques dentro da hierarquia estabelecida.

Uma empresa pode ter poucos, mas significativos Destaques positivos, especialmente nas Categorias, o que pode ser mais valioso do que muitos Destaques menores em Indicadores.

Isso porque, de acordo com a hierarquia estabelecida, a melhor ou uma excelente empresa de determinada categoria, por definição, já possui Indicadores excelentes referentes àquela categoria.

A força de uma companhia muitas vezes se revela não pelo número de Destaques Positivos que acumula, bem como a sua fraqueza não se dá pela quantidade de Destaques Negativos, mas sim pela importância desses pontos. 

Passo a passo:

  1. Comece avaliando os Destaques das Categorias para obter uma visão geral do desempenho da empresa.
  2. Em seguida, examine as Subcategorias para entender os detalhes que suportam essa visão geral.
  3. Por último, considere os Indicadores para uma análise dos fatores específicos que influenciam os Destaques nas Subcategorias e Categorias.

Compartilhe o conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *